quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Conscientiza-te, Liberta-te e Empodera-te!



Ultimamente tenho analisado como algumas fichas minhas foram caindo aos poucos, em períodos diferentes da vida e hoje eu percebo o quão estressante é ser mulher em nossa sociedade. Precisamos dar conta de muitas tarefas:

- estudar todos os assuntos para ter todas as respostas;

- estar com o corpo em forma e sempre com uma aparência saudável e padronizadamente bonita (cabelo hidratado, unhas feitas, maquiagem em tons naturais, roupas de acordo com a moda e a estação...);

- exercer a maternidade e cuidar de toda a família (pais, irmãos, avós, nossos e de nossos maridos) sob pena de sermos consideradas insensíveis ou até desumanas;

- manter (ou tutelar a empregada para que mantenha) a casa arrumada, limpa e cheirosa;

- esperar o marido com um jantar gourmetizado (e que seja saudável, para ele não perder a forma)
....
(Cada uma que me lê será capaz de adicionar outras tantas tarefas que nos são cobradas, pois a quantidade de atividades é igual ao cálculo do infinito elevado à enésima potência.)

E, para dar conta de tudo, somos levadas a acreditar que, como mulheres, temos condições de ir ao infinito e além. Mas não temos...

Historicamente, a sociedade nos impôs um trilhão de atribuições e fomos estruturalmente educadas para acreditar que realmente temos obrigação de cumprir tudo isso. Com ainda mais crueldade, somos ensinadas de que não fazê-lo é sinal de incapacidade. Se demonstramos qualquer sinal de que estamos “cansadas dessa vida”, ainda somos estigmatizadas como loucas, histéricas, preguiçosas... (aqui a lista também pode ser infinita, a depender de quem me lê).  

É tão cruel esse sistema que sequer é cogitada uma possível divisão de tarefas para aliviar nossos corpos, os quais não dão conta de responder a todos esses estímulos e cobranças. 

Hoje peguei-me pensando no quanto tenho encontrado mulheres (muitas mesmo!) que têm apresentado estafa física e emocional. E, exatamente porque já passei por isso e continuo no processo de busca da liberdade, eu queria te falar uma coisa: 

CONSCIENTIZA-TE! VOCÊ NÃO PRECISA DAR CONTA DE TUDO O QUE TE DISSERAM!
Entenda, sinta e viva essa verdade! Busque ser quem você nasceu pra ser.

LIBERTA-TE! Só quando você conseguir se conhecer de verdade (o que te dá prazer e o que te tira o prazer) e aceitar que a sua personalidade é única e diferente de todos/as do seu convívio poderá perceber quem você É. Liberte-se das amarras que te prendem para que você possa ser a pessoa que nasceu para ser, não a que tentaram te moldar para ser. Essas amarras tiram o seu brilho de viver. SEJA LIVRE E BRILHE!


EMPODERA-TE! VOCÊ É CAPAZ! Não de fazer tudo, mas de fazer muito. Então, a partir desse ponto, exerça responsavelmente as atividades advindas da sua convivência social. Nunca mais tente cuidar de tudo sozinha. E exercite, ao máximo, evitar agredir sua fraqueza. Aceite qual é o seu limite. Mais que isso: aceite que seu corpo, sua mente e a sua vida têm limites.

Sua inteligência, seu conhecimento, seu jeito único de ser estão muito além do que as instituições podem pretender impor a você ou até mesmo cobrar de você.

E lembre-se, soror, você não está sozinha. No caminho, vai encontrando pessoas que querem seguir com você. Uma parte, o caminho todo, só até a esquina... não importa! O que vale é o quanto conseguimos aprender na caminhada.

Acredite! Não tenha medo! Deus, o Universo, a Natureza, (quem quer que seja) há de prover os encontros e as respostas, porque Ele/Ela quer um mundo diferente desse que temos aqui.

Com amor e sororidade,
Dani

Um comentário:

  1. Oi Dani. Só vc msm pra transformar em palavras tão bem ditas os pensamentos e sentimentos de um sem número de mulheres(E homens-p q não?). Concordo com vc ... mas como é difícil se libertar de amarras que vem conosco desde o nascisento. Mas vc tem toda razao: precisamos ser fortes e escolher a liberdade. Cada um a seu modo e a seu tempo. Obrigada por nós fazer pensar sobre nos msm. E a nossa vida. Deus te abençoe 😘

    ResponderExcluir