quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Menina linda... conhece-te primeiro

Ultimamente tenho percebido algumas amigas seriamente preocupadas com a saúde mental de suas filhas. Os relatos são em torno da questão do início de suas vidas sentimentais/sexuais. Tenho escutado muito o seguinte desabafo: “Minha filha anda triste, se achando feia porque não tem um namorado”, sempre seguido de sofrimento. Claro! Qual mãe amorosa quer ver sua\seu filha\o triste?

Continuando a conversa, as soluções que se apresentam são mais ou menos assim: leva numa psicóloga, faz uma viajem, mostra nossas fotos com a idade dela, ela vai ver o que é adolescente feia... Tudo para tentar convencer a menina de 15 anos de que ela é LINDA!

Mas hoje, exatamente hoje, quando acordei de uma noite de amor incrível com o meu marido, me dei conta de uma coisa: não precisamos convencê-las de que são lindas, precisamos ensiná-las a se amarem! Escrevo este texto como um presente meu para elas. Acho que é a melhor coisa que eu poderia lhes ensinar: instigá-las a se conhecerem e se amarem.

Digo isso porque eu conheço essa realidade. Também me achava ridícula quando tinha 15 anos. Aliás, desde os 11 anos comecei a acreditar nisso. Meu primeiro beijo na boca foi com 20 anos e quando comecei a namorar eu tinha 22. Menina linda que me lê, acredite, eu sei do que estou falando.

Em primeiro lugar, você precisa entender o que significa um namoro. Namoro é uma relação. É quando você se coloca em relação com outra pessoa para conhecê-la. E esse conhecimento tem outra finalidade que vai para além da amizade.

Vamos refletir sobre relação. O dicionário vai explicar que relação é uma consideração que resulta da comparação de dois ou mais objetos; é a ação de descrever; é conexão; é um ato de narrar; é correspondência; é condição de ligação. Na música, relação é uma pausa entre dois sons.

Então, namorar é estar em relação com outra pessoa com o objetivo de comparar você com ela/ele; namorar é descrever você e ele/ela; namorar é conectar você com ele/ela; namorar é narrar a sua história e a dele/dela; é encontrar correspondência entre você e ele/ela para criar uma condição de ligação entre você e ele/ela.

Mas, também é mais que isso. Namoro tem a ver com seduzir e deixar-se seduzir. Trata-se de conhecer a sexualidade da outra pessoa para sentir se ela corresponde com a sua. Sim, é provável que sua mãe fique brava comigo por estar falando essas coisas pra você, mas é verdade: namorar é testar se a outra pessoa te dá tesão.

Agora vamos falar sobre o motivo pelo qual você quer namorar. Já parou para pensar nisso? Ninguém conta pra gente, mas na infância os hormônios sexuais são inibidos e sua produção é iniciada durante a puberdade. Eles é que são responsáveis pelo aparecimento das características sexuais do nosso corpo. Então, entenda que o seu desejo ardente para encontrar um namorado tem a ver com o despertar de um longo sono infantil dos seus hormônios sexuais. Simples assim!

Agora eu vou te contar (porque você é jovem e talvez ainda não tenha percebido) um pouco sobre a sociedade na qual estamos inseridas e como ela lida com a questão da sexualidade humana. De novo eu peço: acredite, eu sei do que estou falando. Vamos lá:

- vivemos sob uma cultura que nos ensina (das mais diversas formas, não somente nos discursos, mas, principalmente, pela convivência) que conhecer o próprio corpo é errado. As pessoas que se enxergam mais religiosas vão dizer até que é pecado! Mas, eu te garanto: NÃO É! NEM ERRADO, NEM PECADO!

- vivemos sob uma cultura que, mesmo sendo errado ou pecado, admite que os meninos conheçam o seu órgão sexual e a eles é permitido que o estimule, praticando o autoerotismo para se deleitarem (também é o dicionário que assim define). Em outras palavras: nossa cultura permite (e até incentiva) os meninos a se masturbarem. Esquece a sua mãe agora. Foca aqui!

- vivemos sob uma cultura que não permite nem incentiva, sequer admite que as meninas conheçam suas vulvas. A elas é proibido praticarem autoerotismo. A nós não é permitido o deleite. Ou seja, não podemos nos masturbar. Te pergunto: é justo??

- perceba: vivemos numa cultura onde a mulher, para fazer qualquer coisa, depende de um homem para concluir essa ação. Duvida? É só você começar a prestar atenção ao tratamento que se dá e aos comentários que se faz sobre uma mulher solteira, divorciada ou que não tem um homem para chamar de seu. Ela não tem o mesmo “valor” do que as casadas. Por quê? Porque não têm um marido para referendar suas vidas.

Bom, até aqui você já entendeu que nossa sociedade é machista, certo? Vamos voltar ao despertar dos seus hormônios sexuais. Sobre eles você pode aprender com mais propriedade na escola ou com pesquisas. O que importa aqui é perceber que estão aí e são o motivo pelo qual você deseja, ardentemente, dar vazão a sua sexualidade.

Sim, porque com apenas 15 anos, a necessidade que temos não é de ter um relacionamento com outra pessoa com o objetivo de nos comparar com ela/ele para além da amizade, nem de nos descrever ou narrar a nossa história. Nós não nos conhecemos o suficiente nem temos maturidade para isso. Estamos ainda no início dessa construção. Nessa idade, com os hormônios sexuais surgindo, nossa necessidade é de sentir prazer,  de dar vazão à pulsão sexual que aparece.

Então me responde: por que você acha que precisa de outra pessoa para fazer isso? E principalmente se você for hétero: por que você acha que precisa de um menino para lidar com a questão da SUA sexualidade? Deixa a tia te dar uma dica: não precisa!

Um dia sua mãe vai me agradecer por eu ter tido coragem de dizer isso para você: conhece a ti mesma! Se o verbo masturbar é pesado pra você, não se masturbe, mas estimule seus órgãos sexuais, pratique o autoerotismo. Conheça a sua vulva. 

Saiba onde fica a vagina e perceba a diferença entre ela e a uretra. Encontre o ponto G: ele existe! Está na entrada do canal vaginal, a 5cM da entrada, na parede superior. E mais: descubra o seu clitóris, os lábios menores. Sinta as terminações nervosas que estão por toda parte na sua genitália. Encontre o seu hímen. Ele é seu! Faça dele o que quiser! Informação adicional: você sabia que o clitóris é um órgão sexual feminino cuja única função é dar prazer para a mulher? Eu descobri isso com 40 anos! Olha quanto tempo eu perdi!!!

Por fim, minha linda menina, entenda que não há nada de errado com você. Não é porque é feia que não encontra um namorado. É porque namoro dá trabalho. Relacionamento é construção e é preciso ter tempo e disposição para essa empreitada. Aos 15 anos não temos nada disso.

Lembra que conversamos sobre a condição dos meninos? Então.. até antes dessa idade eles  já foram estimulados a se conhecer. Já sabem o que fazer para dar vazão ao desejo que surge de repente. Muitos se masturbam há muito tempo e aguns já até iniciaram sua vida sexual. Enfim, eles não precisam se relacionar - namorar -  para sentirem prazer.

Talvez o que você precisa no momento é conhecer-se. Conhecer seu próprio corpo para sentir a segurança de que a construção da sua vida depende, em grande parte,  de você e do seu corpo. De como você cuida dele, de como você enxerga ele, de como você lida com ele no lugar onde você está inserida.

Meu conselho é para que você se namore primeiro. Entenda que essa relação de você consigo mesma é uma pausa entre dois sons: sua infância e sua adolescência. Aproveite essa música! Cante, dance, viva.

Daí, quando você puder se descrever e narrar a sua própria história você terá maturidade para entrar num relacionamento de namoro para testar se a sexualidade da outra pessoa se complementa com a sua. Se ele/ela te dá tesão. 

Até lá, entenda e viva esse tempo de propulsão hormonal e aproveite a vida. Mais que isso: deleite-se!

Ah, como eu queria ter vivido isso quando eu tinha 15 anos...

Com muito amor, carinho e sororidade,
Tia Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário